- Ano: 2013
-
Fotografias:Christian Lalonde
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os requisitos para este projeto eram desenhar de uma pequena casa que deveria responder às crescentes necessidades da vida de um jovem casal, com dois filhos pequenos, que pretendem viver no local para sempre. Um desafio espacial significativo desde o início do projeto era que a largura máxima permitida da casa só poderia ser de 7 metros, por isso a casa teria necessariamente que ser longa; além disso, as aberturas nas laterais da casa eram bastante limitadas pelo zoneamento. O primeiro desafio de projeto era garantir luz natural no longo volume.
Solução de projeto:
O porão fica enterrado e se abre totalmente para a luz e perspectivas do grande jardim da frente. Acima do piso principal, uma porta de vidro do piso ao teto abre a casa para a paisagem. No piso principal, o beiral do telhado é calibrado para bloquear o sol de verão no seu maior ângulo, enquanto o sol de inverno penetra na casa.
As paredes de concreto com isolamento (ICF) e os pisos reflexivos armazenam o calor do sol no inverno, gradualmente liberando-o em toda a casa à noite. O telhado inclinado continua pelo interior e, além de refletir a luz, cria um "efeito chaminé" que acelera a ventilação por toda a extensão da casa, eliminando a necessidade de ar-condicionado.
A luz é trazida para o centro da casa através de um banheiro cujo volume paira sobre uma grande abertura na laje. O banheiro é equipado com claraboias expansíveis, permitindo que a luz do dia ilumine ambos os níveis.